Poodle

Postado por Gilce às 09:58

sábado, 17 de janeiro de 2009




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Existem três tipos de poodle, classificados de acordo com o tamanho:

Gigante (de 45 a 60 cm de altura da cernelha*)
Médio ou Standart (35 a 45 cm)
Anão (28 a 35 cm da cernelha)
Toy (menos de 28 cm da cernelha), sendo 25 cm a altura do tipo ideal).
O poodle toy, acabou subdividido, devido à procura, mas essas denominações não são reconhecidas oficialmente. A denominaçãoToy, geralmente é usada para exemplares na faixa de 25 a 28 cm. Os com menos de 20 cm são chamados de Micro e os de tamanho intermediário recebem o nome Micro Toy. Quando dão a denominação Miniatura, estão se referindo ao poodle Anão.

As cores mais comuns desta raça são: preta, branca, marrom ou chocolate e cinza

Os pêlos são encaracolados, crespos e macios.

Os olhos dos poodles pode ser preta, âmbar escuro ou marrom.

O focinho do poodle tem o formato retangular.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

Inteligência:
Eis aqui um cãozinho que quase não vai precisar de adestramento, pois tudo que lhe é ensinado, é aprendido rapidamente, devido a sua grande inteligência, que é a sua marca registrada. Eles têm ainda grande facilidade em manipular e empurrar objetos, o que prova que são habilidosos. Por isso mesmo, é a raça mais usada nos circos, pois aprendem com facilidade e exercem o que aprendem brincando. Essa é a grande razão também, de ser a raça mais procurada como amigo de estimação.

Possuem agilidade nas atividades físicas. Adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos.
É um cão extremamente carinhoso e ciumento do seu dono. Adora fazer companhia e tem uma grande necessidade de brincar. Todo mundo já deve ter escutado alguém contar alguma história engraçada ou inteligente de um poodle. É uma raça que tem grande poder de associação. Tudo que lhe é ensinado, ele aprende. Qualquer atividade ou brincadeira feita com ele, ele tentará lhe induzir a repetí-la num outro dia, pois vai se lembrar do que fez. É importante que quem adquira um poodle, procure repetir o que está ensinando-o, sempre do mesmo jeito, pois caso você se esqueça, ele o fará da maneira dele, pois vai se lembrar do que você ensinou. Um exemplo típico é o de ensiná-lo em um dia a fazer xixi em cima do jornal e no outro não deixar o jornal para que ele repita o que aprendeu. Caso ele veja outro jornal pela casa, fará o seu xixi naturalmente, achando é claro, que está acertando.

Cuidados:
Sem dúvida, o fato de poder fazer mil tosas diferentes no poodle, é que o torna um campeão de vendas, além é claro, de ser um cãozinho encantador e muito inteligente. Os pet shops cada vez mais se aprimoram na tosa do poodle, que pode ser desde o pêlo bem baixo, como com pompons, ou cortes especiais das fêmeas, para serem usados com lacinhos coloridos, como uma verdadeira "lady". Não é nada difícil encontrar pelas ruas, diversos tipos de tosa, e seus donos, geralmente mulheres, exibindo-os como um troféu.

A Primeira Tosa:
O pêlo dessa raça é lindo. Não há quem não se encante com o que parece uma bolinha de pêlo. O difícil, é mantê-los bonitos e desembaraçados. Geralmente, a primeira tosa acontece por causa dos nós que vão se formando nos pêlos, e que os donos não conseguem se livrar. Na primeira tosa, que geralmente ocorre aos 6 meses, os donos ficam chocados ao ver seu cachorrinho todo pelado e sem aquela beleza peculiar, devido aos pêlos. Quando o pêlo começa novamente a crescer, ele volta de forma diferente e isso faz com que os donos de poodles já não ofereçam mais tanta resistência em tosá-los.

Obs. * cernelha: ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço. A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.

1 comentários:

Anônimo disse...

Eles São car